Tomar uma água de coco na praia, um suco de abacaxi após o almoço e uma vitamina de abacate no final da tarde. Opções não faltam para consumir as frutas da estação. Refrescantes e saborosas, elas fazem muito bem à saúde e devem ser consumidas diariamente em qualquer época do ano.
De acordo com a nutricionista Thais Souza, de São Paulo, por terem alto teor de água e sais minerais, as frutas refrescam, hidratam e repõem os eletrólitos perdidos durante a transpiração, que é mais intensa no calor. "São ricas em vitaminas e minerais antioxidantes que, além de contribuírem para o bom funcionamento do organismo, combatem os radicais livres responsáveis por ocasionar o envelhecimento precoce da pele", afirma.
Leia mais notícias no site Vida Saudável
Motivos é que não faltam para incluir as frutas na alimentação. Elas também são fontes de fibras que contribuem para o bom funcionamento intestinal e auxiliam no controle da glicose, colesterol e triglicérides sanguíneos. Recomenda-se o consumo diário de cinco a nove porções de frutas, verduras e legumes.
A nutricionista Thais selecionou algumas frutas de verão e lista os benefícios de cada uma.
Abacaxi
As fibras do abacaxi ajudam a controlar o nível de colesterol no sangue. Além disso, a fruta é uma poderosa fonte de vitamina C, com quantidades úteis de vitamina B6, folato, tiamina, ferro e magnésio.
Abacate
O abacate é rico em vitamina E, gorduras monoinsaturadas, vitaminas e sais minerais. Seu acentuado valor calórico é relacionado ao seu conteúdo de gorduras, que atuam beneficamente, promovendo aumento do HDL-colesterol ("bom colesterol"). É fonte de dois fitoquímicos muito importantes: o betasitosterol, relacionado aos baixos níveis de colesterol no sangue e a glutationa, um antioxidante que combate os radicais livres e auxilia na prevenção de doenças e no retardo do envelhecimento precoce da pele.
Uva
A composição da uva muda conforme a variedade. No entanto, geralmente a uva contém bastante açúcar, pequenas quantidades de vitaminas do Complexo B, vitamina C, sais minerais, como ferro, cálcio e potássio.
Melancia
Fonte de carboidratos, betacaroteno, vitaminas do complexo B e vitamina C. Também apresenta cálcio, fósforo, ferro e muita água. Fonte de licopeno, pigmento antioxidante que atua no combate aos radicais livres e oxidação celular.
Maracujá
O maracujá é uma fruta rica em vitamina C e niacina, contém minerais como ferro, cálcio e fósforo, além de fibras. Contém uma substância chamada passiflorina que atua como um calmante natural. Sua casca é fonte de pectina, uma fibra que auxilia na melhora do funcionamento intestinal e no controle das taxas de glicose e colesterol.
Limão
Rica fonte de vitamina C e uma substância chamada d-limoneno, um princípio ativo presente em sua casca, que ajuda no combate à ansiedade e à depressão.
Melão
Possui boa quantidade de betacaroteno, vitaminas C e do complexo B. É fonte de fibras e minerais como cálcio, fósforo, ferro, potássio, cobre e enxofre. Atua na melhora do funcionamento intestinal e apresenta ação diurética.
Coco verde
Apresenta bom teor de minerais como potássio, sódio, fósforo e cloro, já a polpa é fonte de fibras. Auxilia na melhora do funcionamento intestinal, a água de coco é bastante utilizada para evitar a desidratação e repor os sais minerais que são perdidos através da transpiração. O óleo do coco serve como matéria-prima para a fabricação de xampus, hidratantes, sabonetes e diversos outros cosméticos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário